Muito se fala em curas de ambientes quando o assunto é Feng Shui. Mas afinal, o que são estas “curas”?

Chamamos de curas os ajustes e modificações sugeridos para correção dos desequilíbrios encontrados no ambiente ao se realizar nele uma avaliação energética.

Existem dois tipos de curas ou correções de acordo com o Feng Shui. As curas podem ser mundanas ou transcendentais.

Curas Mundanas

As curas mundanas são práticas muitas vezes bem óbvias e facilmente aceitas pela nossa mente.

São basicamente estas:

  1. Trabalhar com paisagismo – plantas naturais
  2. Trazer a presença do elemento faltante na área
  3. Colocar cristais ou pedras
  4. Colocar espelhos nos locais certos
  5. Usar cristais multifacetados
  6. Aplicar luz/boa iluminação

Leia mais: A importância da luz e da iluminação de sua casa, segundo o Feng Shui

As curas mundanas são curas que você consegue entender seus princípios com o uso da razão.

Como vemos são soluções mais racionais. Por exemplo, posicionar estrategicamente um espelho, pois ele duplica o espaço atrás dele com seu reflexo, e com isso faz a compensação de áreas faltantes. Outro exemplo de cura mundana é colocar um cristal multifacetado que vai refletir, movimentar e distribuir luz por todos os cantos e fazer a energia circular melhor nos espaços… Há muitas possibilidades de aplicação de curas mundanas nos espaços. 

Leia mais: Como usar corretamente os espelhos nos ambientes segundo o Feng Shui

Curas Transcendentais

Já as curas transcendentais são práticas que estão fora da experiência sensorial convencional. Estão ligadas ao potencial criativo, a uma desconexão da matéria e nos levam a transpor os limites da experiência. Acontecem em outra dimensão na esfera energética e são muito poderosas.

Segundo a tradição, esses ensinamentos não podem ser passados por escrito, apenas verbalmente, e ainda requerem a troca de envelopes vermelhos, para honra e respeito aos ensinamentos sagrados e milenares do Feng Shui. Afinal, são ensinamentos sagrados e poderosos que não podem ser banalizados… até por isso, eles permanecem poderosos. E sendo assim, são passados apenas em consultoria… Pode parecer superstição, mas na verdade não é!

Leia mais: O Feng Shui NÃO é uma religião e nem uma superstição…

Para a realização de uma cura transcendental você precisará chamar um consultor especializado, pois esse reequilíbrio energético é feito por meio de técnicas específicas e que se baseiam no poder das intenções.

No Feng Shui há muitas curas transcendentais bem poderosas para concretização dos mais diversos objetivos, dentro das 9 áreas de estudo da técnica, mas estas harmonizações energéticas só podem ser passadas em consultoria e seguindo todo o processo tradicional e milenar para honra e respeito à tradição desses ensinamentos. 

Leia mais: Feng Shui: atraindo boas energias para sua casa

Os 5 passos para realizar uma cura

Para a realização imediata das curas de Feng Shui em sua casa e em sua vida deve-se aplicar 5 passos…

  1. Definir a área de sua vida que deseja melhorar (Qual seu maior problema hoje?!)
  2. Localizar a parte de sua casa para realizar a cura (Aplicar o baguá na planta baixa)
  3. Realizar a cura nesta área de sua casa
  4. Ativar a cura com o Reforço dos 3 Segredos
  5. Estar atento e aproveitar as mudanças na sua vida

Reforço dos 3 Segredos

Mas, para que as curas aplicadas sejam realmente ativadas em um espaço, o Feng Shui adota um ritual bastante interessante, chamado de Reforço dos 3 Segredos. Ele gera um campo de energia para que seus desejos realmente se manifestem. Como o nome diz ele reforça e fortalece as curas ou correções energéticas realizadas.

Se você aplicar esse reforço em suas curas, você fortalecerá o poder delas em até 120%, tamanha é a força de realização e de atração desse ritual.

O Reforço dos 3 Segredos consiste basicamente em realizar o (1) Segredo do Mudra, (2) o Segredo da Palavra ou do Mantra e o (3) Segredo Mental. A seguir, irei falar um pouquinho destes 3 segredos:

Segredo do Mudra

Mudras são gestos para o reequilíbrio energético. Esses gestos nos conectam com frequências específicas do Universo para nos auxiliar no que realmente queremos.

O Segredo do Mudra consiste em fazer um gesto específico colocando seu corpo a serviço do Universo e alinhado com o que se deseja atrair. Um mudra é um gesto com as mãos que expressa a intenção genuína gravada em seu coração. Para esse reforço utilizamos o mudra específico para acalmar a mente e o coração. Para fazê-lo basta colocar a mão esquerda sobre a mão direita em conchinha e unir os dois polegares. Mantenha suas mãos nessa posição, e próximas ao seu umbigo, enquanto realiza também os próximos 2 segredos.

Segredo da Palavra/ Mantra

Você já deve ter ouvido por aí que as palavras têm poder… pois é, elas têm mesmo! O Feng Shui acredita nisso e utiliza o poder das palavras por meio de mantras ou de orações, que repetidas 9 vezes vão reforçar ainda mais seu pedido ao Universo. Essa vibração sonora vai liberar a mente da consciência material e vai encaminhá-la para uma consciência mais elevada. O mantra mais usado é o OM MA NI PAD ME HUM, mantra das 6 sílabas sagradas, que significa : “a joia da consciência alcança a lótus do coração“. Falo mais sobre o poder desse mantra neste artigo abaixo…

Leia mais: O poder dos mantras

Segredo Mental

Esse é o mais poderoso, é a visualização daquilo que se deseja… (Exemplos: se você quer ser uma pessoa famosa, se imagine em uma capa de revista ou se quer um relacionamento já se imagine namorando ou casando).

A eficácia das curas de Feng Shui pode ser potencializada se um estado mental poderoso for alcançado na hora de sua execução. As curas irão afetar sua mente, corpo e emoções de um modo incrível. Elas não são apenas atos mecânicos que “talvez” funcionem, mas, sim, mudanças criadas por uma mistura dinâmica de ação externa e energia interna, uma combinação de intenção, ação e emoção. Esses são os três segredos.

Intenção x Visualização

Ao realizar esse processo (de intencionar e visualizar) suas ações e pensamentos ficam simultaneamente dirigidos para um mesmo objetivo, ou seja, você mantém um foco maior no seu desejo e desenha para o Universo qual a situação que você deseja atrair.

Intenção e visualização trabalham juntas para que as curas sejam mesmo eficazes

Usar essas duas ações poderosas juntas, intenção e visualização, te proporciona o poder de criar a realidade que você deseja para sua vida.

Intenção é o que você quer e visualização é ver aquilo se realizando ou até já realizado.

Intenção

Uma intenção poderosa contém 3 elementos:

  1. Saber claramente o que se quer
  2. Desejar fortemente o que se quer
  3. Acreditar que já é seu

Ao praticar o Feng Shui, trabalhe com afinco para fortalecer as intenções que você tem. Quanto mais focadas e claras forem as suas intenções, mais poderosas serão as suas curas e mais rapidamente elas se efetivam.

Visualização

A visualização mental é um elemento fundamental para o sucesso das curas. A visualização lança a sua intenção no Universo e eleva muito o poder da cura.

Visualizando claramente seu desejo você ajusta seu próprio “chi” e se impulsiona poderosamente em direção a novas ações, acontecimentos e resultados na sua vida.

Saiba mais sobre o “chi”: O que é chi e por que você deveria se preocupar com isso?

Ao visualizar seu desejo imagine todos os detalhes do que se deseja vivendo e experimentando  como se ele já estivesse se realizado. Sinta as emoções positivas de se alcançar essas metas em sua vida.   

Leia mais: Como potencializar suas metas com Feng Shui

Aceita um desafio? Pare 5 minutinhos e imagine com toda alegria, visualizando com riqueza de detalhes, algo que você deseja muito que aconteça! E deixe que o Universo se encarregue de materializar da melhor forma e no melhor momento esse desejo !

Acupuntura e Feng Shui

Os efeitos do equilíbrio conseguidos com a aplicação da técnica de Feng Shui podem ser sentidos em todos os aspectos da nossa vida. Essa técnica nos ajuda a recuperar e manter a saúde física, emocional e espiritual, harmonizando nossos relacionamentos. O Feng Shui colabora, também, nos aspectos ligados à nossa prosperidade, propiciando o surgimento de novas oportunidades e aumento de ganhos financeiros, além de darmos a chance de prevenir problemas legais, discussões e também atrair uma maior proteção seja pessoal ou para a casa.

Pense em Feng Shui como um tipo de acupuntura dos espaços, considere sua casa como um corpo que será trabalhado em suas diversas partes, em busca de equilíbrio e de um ambiente harmônico.

Assim como a acupuntura ajuda a restabelecer o fluxo de energia do seu corpo, o Feng Shui ajuda a restabelecer o fluxo de energia de sua casa!

Como fazer esta “acupuntura” doméstica?

As “agulhas” desta acupuntura são o Baguá, os 5 elementos (madeira, terra, fogo, metal e água), as cores, as formas, as pedras ou cristais, as plantas e flores, os óleos essenciais, movimentos, sons, etc… e são todos esses elementos que fazem as CURAS e POTENCIALIZAÇÕES em nossos ambientes.

Para detectar as áreas em desequilíbrio no ambiente, devemos sobrepor o baguá na planta do imóvel em questão posicionando as áreas do Trabalho, Espiritualidade e Amigos na extensão da parede da porta de entrada principal do ambiente. Assim, poderemos identificar todas as áreas do imóvel, avaliando a necessidade de curas em cada uma das áreas mapeadas.

Mas, como aplicar o baguá na planta baixa é também um tema que abordo em outro artigo.

Leia mais:

Teoria dos 5 elementos

Paisagismo

Cristais

Mas afinal o que é baguá e para que ele serve?

Se você já experimentou o poder de aplicar alguma cura em seu ambiente comente aqui sua experiência… Se gostou das informações compartilhe-as com seus amigos! E caso tenha ficado com alguma dúvida, por favor, deixe seu comentário aqui embaixo!

37 COMENTÁRIOS

    • Olá Maria Lucia! Se você tem um banheiro na saúde o melhor a fazer é chamar um consultor, pois essa cura é transcendental e só passada de maneira verbal e honrando os ensinamentos sagrados. Faça isso, e não deixe sua saúde e a saúde da sua família ser drenada ou prejudicada por essa configuração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui