Você realmente se sente no comando da sua vida!? Ou sente que na verdade você não controla nada? Você é a última pessoa a ficar sabendo das coisas? Sua vida está tomando um rumo diferente do que você planejou pra ela? Você percebe que está perdendo várias oportunidades de dar um “up” em sua vida? Ou de dar um novo rumo a ela? Você sente que sua vida saiu do seu controle?!

Muitos não sabem, mas sua casa pode ser a responsável por gerar tudo isso! Sabe aquela sensação de fazer tudo certinho e mesmo assim as coisas não darem certo ou saírem bem diferentes do planejado? Pois é! Então, comece a prestar mais atenção à sua casa!!

Nossa casa fala muito sobre nossa vida! E, dependendo da posição de seu sofá, de seu fogão, da sua cama e de sua mesa (de jantar e de trabalho) você poderá ter maior ou menor comando de sua vida. Interessante, não é?!

Saiba que o Feng Shui pode te ajudar a assumir o controle da sua vida! Com pequenas alterações em seu ambiente sua vida pode ser transformada!!!

Se você quer trazer para sua vida uma energia de liderança, de realização, se deseja estar atento e alerta para atrair as mais diversas oportunidades, você precisa obedecer a esse posicionamento. Se colocar na posição de controle se refletirá em mais segurança, firmeza, proteção e coragem para enfrentar todas as situações!

Importância da posição de controle, segundo o Feng Shui

A posição de comando ou de controle é um conceito no Feng Shui que estabelece a melhor localização das pessoas em seus ambientes, considerando a porta de entrada principal do cômodo como referência neste posicionamento.

Você deve ter uma visão ampla de todo o ambiente que ocupa

Segundo o Feng Shui, se você deseja garantir uma posição favorável na vida e ter o comando das situações, você deve ter uma visão ampla de todo o ambiente que ocupa. Isso significa se colocar na posição de controle em relação à porta. Portanto, não fique de costas para a porta de entrada dos cômodos. Ao se posicionar de costas, você está se colocando fora da posição de comando do ambiente e isso terá um reflexo direto na sua vida.

Ainda, de acordo com o Feng Shui, também é recomendado que atrás da cama e da mesa de trabalho tenha uma parede sólida, sem janelas. Isso é necessário para passar uma sensação maior de segurança. No Feng Shui, essa configuração é muito importante para que você se posicione de maneira firme em sua vida, controle melhor as movimentações dela, e tenha mais clareza para agir. Tudo isso cria um ambiente favorável para você criar ainda mais oportunidades em sua vida pessoal e profissional.

Mas e se eu não respeitar a posição de controle?

Caso essa posição de controle não seja respeitada, as pessoas que ficam de costas ficarão suscetíveis a notícias desagradáveis, acontecimentos pelas costas, traições, etc.

Quem está sentado no sofá e não tem visão de quem entra no ambiente, não acolhe as visitas, fica em uma posição “vulnerável”, não vê a movimentação da vida e não se coloca na posição de controle dela.

Quando você fica na posição de comando nos principais pontos de permanência da casa ou trabalho, você se beneficia da energia chi que entra e flui através do espaço sob a sua supervisão direta.

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Ao nos posicionarmos de frente para a porta de entrada dos cômodos, ou seja, na posição de controle, vamos facilmente ter uma maior sensação de bem-estar, proteção e segurança, tanto na vida pessoal quanto na profissional. A posição de controle deve ser obedecida também no seu trabalho. Tenha sempre uma visão ampla do ambiente onde quer que você esteja.

Não ver a movimentação atrás de você = gera vulnerabilidade

Vamos fazer um exercício de visualização para que você entenda melhor o que é a posição de controle e sua importância na casa, no escritório e na vida:

Imagine-se trabalhando em uma mesa, com sua cadeira posicionada de costas para a porta principal do ambiente. Imagine que você passa muitas horas nessa posição e que nesse tempo a circulação de pessoas é bastante intensa atrás de você.

Qual seria a sua sensação? Será que você capturaria tudo que aconteceu ali ao longo do dia? Provavelmente não, certo? Você não deve ter visto quase nada do que se passou… e provavelmente em alguns momentos pode ter se surpreendido ou se assustado com alguma coisa ou pessoa já que não tem plena visão do ambiente. Isso te coloca em uma posição vulnerável.

Portanto, a posição ideal é estar sempre de frente para a porta de entrada. Dessa forma, você enxerga o que acontece ao seu redor e, assim, garante a sua posição de comando na vida.

Agora, utilizando a mesma analogia de um ambiente de trabalho, vamos ver os impactos de respeitar ou não a posição de controle em cada um dos cômodos da sua casa:

Sala de estar e TV

É muito comum sermos recebidos (na nossa própria casa ou em casa de amigos) por sofás de costas para a porta de entrada. Não nos damos conta que ao posicionar esse móvel, que é um símbolo de integração social, de costas para quem entra, é como se déssemos as costas para essa interação ou a bloqueássemos de alguma maneira. Muitas vezes a preocupação maior é garantir um bom posicionamento para a TV e não prezar pelas relações e interações sociais.

As pessoas, muitas vezes, nem imaginam o impacto dessa configuração em suas vidas.

Ao dificultarmos essas interações sociais com um posicionamento inadequado do sofá é como se impedíssemos ou inibíssemos que as boas energias circulem por ali. É literalmente dar as costas para a chegada delas. E essa não é uma boa forma de dar boas vindas, nem para uma visita e nem para as energias que entram na casa. E as consequências disso não são muito boas. Ninguém, quer ser controlado, ser surpreendido negativamente, ser o último a saber, se mostrar vulnerável, ao ser traído, não é mesmo?

Fica aqui o alerta: Nunca posicione seu sofá de costas!

Experimente inverter a posição do seu sofá de modo a deixá-lo de frente para a porta de entrada. Faça isso hoje mesmo e usufrua de todas as incríveis mudanças que ocorrerão na sua vida!

Caso seu sofá não fique na posição de controle e não seja possível uma alteração na distribuição dos móveis, procure instalar um espelho grande o suficiente para que ele atue como retrovisor e te dê visibilidade de quem entrar pela porta… ok?

Leia mais: Feng Shui na sala: crie um ambiente de harmonia e bem-estar

Na cozinha

Na cozinha temos que garantir a posição de controle para o fogão. Falamos um pouquinho sobre esse assunto no artigo: Cozinha e Feng Shui: Dicas para mais prosperidade e bem estar. Recomendo a leitura!

Leia mais: Cozinha e Feng Shui: Dicas para mais prosperidade e bem estar

Se quem cozinha se colocar de costas para a porta principal da cozinha, essa pessoa não enxergará a movimentação da vida, poderá ser a última a saber das coisas e ficará vulnerável.

Na maioria das casas encontrar problemas na posição de controle nesta área é quase sempre inevitável. Mas felizmente os fogões em ilhas estão invadindo as cozinhas de forma que esse posicionamento está ficando mais favorável para que as pessoas tenham mais controle de suas próprias vidas.

Não é fácil mudar o fogão de lugar, certo? Se seu fogão não está numa boa posição, use também o truque do espelho na parede atrás dele. Além de te mostrar quem entra ele ainda vai duplicar as chamas e te trazer ainda mais prosperidade. Excelente, não?

Leia mais: Fogão: A fonte de prosperidade de sua casa!

No quarto

Neste cômodo a posição de controle tem que ser garantida é a da cama. Quem está na cama precisa enxergar quem entra pela porta do quarto para que não sofra com as consequências negativas da falta desse posicionamento.

Leia mais: Como o Feng Shui pode te ajudar a atrair o amor e melhorar o romance – Parte 1 : Quarto

Importante que a cama não fique exatamente na linha da porta, ok? Nessa configuração o chi entra pela porta e bate em cheio em você, podendo te cansar e fazendo você perder energia. Então, a melhor posição da cama é fazendo uma diagonal com a porta.

Com os armários embutidos, paredes com janela, e , limitação de espaço, fica cada vez mais difícil encontrar a posição ideal para a cama, de forma a manter a posição de controle deste ambiente também. Mas sempre dá para solucionar. Não abra mão de ter o controle da sua vida.

Mas também não posicione camas em paredes com janelas e paredes de banheiro. É melhor que você corrija um mau posicionamento com espelhos do que correr o risco de “ganhar” alguns bons problemas emocionais.

Na mesa de trabalho ou jantar

A posição de controle também precisa ser respeitada na mesa de trabalho e na mesa de jantar.

Leia mais:  A importância da mesa de jantar de acordo com o Feng Shui

Procure sempre se posicionar na posição de comando do seu espaço, isto é, nunca de costas para a porta de entrada, qualquer que seja o ambiente. Visualize e acolha quem está entrando nos seus ambientes. Tome as rédeas ou assuma o volante de sua vida!

Principalmente em uma mesa de jantar, o dono da casa deve ocupar a posição de controle da mesa e se colocar devidamente como o provedor da casa. Nada pode acontecer em suas costas.

Da mesma forma, em seu escritório ou até mesmo no escritório comercial ou corporativo, procure sentar-se em uma posição que te dê visibilidade da porta principal do ambiente. Isso te deixará alerta e no comando de tudo que acontece nesse recinto e você não se sentirá deslocado, traído, inseguro ou vulnerável.

No escritório, é interessante também, além de se posicionar na posição de comando, contar com uma proteção fornecida por uma parede sólida atrás de você. A parede te guardará, protegerá e servirá como apoio. Assim, você estará no comando de todas as situações a fim de encarar todos os desafios profissionais de frente. Paredes com janelas não são indicadas para posicionar uma mesa, pois são paredes mais vulneráveis e frágeis. Não oferecem reforço e segurança.

E quando não é possível garantir a posição de controle?

Quando não é possível garantir a posição de controle em um ambiente, como já citamos, você pode usar espelhos estrategicamente posicionados para atuarem como retrovisor e te darem a visibilidade de todo o espaço atrás de você.

Às vezes não é fácil mudar um fogão de lugar (muitas vezes, isso é até impossível devido a tubulação de gás já instalada ali), ou então, a instalação de antenas e tomadas de TV que impedem a troca de posição de um sofá, ou uma cama rodeada de janelas ou armários que não deixam muita opção de movimentação, certo?

Nesses casos, vale usar a criatividade para posicionar espelhos de forma a corrigir essa falha na percepção de todo o ambiente. Se ainda assim você não conseguir garantir o melhor posicionamento, chame um bom consultor especializado para te ajudar nessa tarefa. Não abra mão de estar no controle.

Desafio: Posição de controle na prática

A sua casa ou escritório podem ser os responsáveis por sua vida estar fora do seu próprio controle! Garantir a posição de controle no Feng Shui é importante para que você se torne protagonista da sua vida! Garanta essa posição de controle em todos os seus ambientes, seja na cozinha, quarto, sala, entre outros. Se você deseja garantir uma posição favorável e ter o controle das situações, você deve ter uma visão ampla de todo o ambiente que ocupa.

Garantir a posição de comando é uma das mais importantes ferramentas do Feng Shui para criarmos harmonia, bem-estar e, principalmente, nos sentirmos seguros, equilibrados e empoderados em nossos ambientes.

Na sua casa ou escritório tem algum ambiente em que você se coloca nessa posição “vulnerável”?! O que acha de testar isso na prática?! Altere esses posicionamentos desfavoráveis hoje mesmo! Tenho certeza que sua experiência será positiva e você sentirá uma grande diferença!

Comente aqui! Marque seus amigos e compartilhe essas informações. Vamos todos garantir o melhor posicionamento na vida!

 

19 COMENTÁRIOS

  1. Anali, essa posição de controle é basicamente uma questão de nos sentirmos em segurança? Então se não tivermos visibilidade da porta e isso for uma preferência não tem problema?
    Porque no trabalho eu tenho preferência de sentar de costas para a entrada exatamente pelo fluxo de pessoas ser grande e isso me desconcentrar se fico de frente.

    Ah e a ideia de colocar espelho na cozinha é um pouco bizarra pra mim (rs), então nesse ambiente por enquanto eu não teria essa posição de controle.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui