O momento atual não está fácil para ninguém… Há muita tensão no ar, espalhada pelas notícias, pelos acontecimentos ao redor do mundo, gerando também muita tensão dentro de nossas casas e desequilibrando também nossas vidas. Infelizmente, há coisas que não podemos controlar e fazermos desaparecer por mágica, mas é fato que podemos modificar a forma que reagimos e encaramos essas dificuldades em nosso dia-a-dia.

Às vezes, queremos uma vida melhor e não sabemos por onde começar. Fazemos o possível, temos pensamentos positivos e damos nosso melhor e mesmo assim parece que nada muda… Algumas vezes, parece que tudo que fazemos não gera bons resultados…não atingimos nossas expectativas e nos frustramos com frequência… Tanto nós como nossos ambientes à nossa volta ainda parecem sempre tensos e repletos de conflitos ou desequilíbrios…. O que pode estar acontecendo?

Por incrível que pareça nossa casa pode ser a responsável por estas tensões… e quando falo em casa não me refiro somente aos moradores dela não. Eu me refiro também ao ambiente físico mesmo: nosso lar: a casa ou apartamento onde moramos.

O Feng Shui é uma técnica milenar chinesa que relaciona a nossa casa com as diversas áreas de nossas vidas (saúde, relacionamento, prosperidade, carreira, família, etc) e se baseia no fluxo de energia em nossos lares.

Entender a relação da sua casa com o Feng Shui pode explicar muito sobre sua vida. E sabendo disso, é possível fazer correções ou ajustes para que de uma forma surpreendente sua vida comece a ser como você queria… inclusive livre de tensões e instabilidades!

Leia mais: O que Feng Shui? E por que você deveria se importar com isso?!

O Feng Shui deixa tudo mais leve!

O Feng Shui ajuda a deixar tudo mais leve, mais fácil e mais harmonioso

Com Feng Shui podemos deixar a energia de nossa casa mais livre, mais forte e blindada às influências externas negativas, deixar as vibrações mais leves, deixar a vida mais fluida e positiva! 

Leia mais: O que é Feng Shui?

Quando não desfrutamos de liberdade, leveza e harmonia, criamos tensão, bloqueios e resistências, em nosso corpo, em nossa casa e também em nossa vida. Podemos criar tensão física, emocional ou mesmo mental, e isso afetará nosso dia-a-dia negativamente. Passamos a vibrar no medo, na ansiedade, tendo atitudes pessimistas, e tudo isso deixa nossas vibrações em uma espiral descendente de energia. Nossas boas vibrações são drenadas e expulsas para fora de nossa vida. Ficamos assim tensos, desgastados, preocupados, negativos, desanimados.

Mas, é possível reverter isso e espalhar mais otimismo, positividade e boas vibrações

Leia mais: Feng Shui: atraindo boas energias para sua casa

Atrair facilidade, bons fluxos e boas energias são objetivos que podem ser alcançados com a aplicação do Feng Shui em seu lar.  Ao criar uma nova consciência de como essa tensão, resistência, bloqueios podem se infiltrar em nossa casa e em nossa própria vida, é possível reverter esse quadro.

Veja as dicas abaixo e desfrute de estados emocionais e ambientes mais equilibrados.

De portas abertas para as boas energias

A tensão é causada pelo acúmulo de energia parada. Quando a energia para de circular ficamos cheios de tensão… então, vamos deixar a energia se movimentar!! Vamos deixar que naturalmente as energias que entram em nossa casa espalhe relaxamento, otimismo, saúde e amor. “Sair da tensão” é deixar a sua energia e a energia da sua casa mais receptiva, mais aberta, mais viva e abundante.

Deixe a sua energia e a energia da sua casa mais receptiva, mais aberta, mais viva e abundante aplicando o Feng Shui.

Uma mudança simples, mas que faz toda a diferença na energia percebida e na vibração do lar, é cuidar muito bem da porta de entrada.

Segundo o Feng Shui a porta de entrada de nosso lar é como se fosse a boca de nosso corpo. Toda energia que precisamos entra por nossa boca, não é mesmo? Da mesma forma, as boas energias em nossa casa entram também pela porta de entrada. Por isso, devemos dar uma atenção especial à nossa porta de entrada.

Leia mais: Por que a porta da frente é tão importante no Feng Shui?

Capriche na entrada de sua casa de forma a chamar as boas oportunidades a entrarem em sua casa e em sua vida. Deixe seu ambiente iluminado, belo, alegre e convidativo para receber as boas energias e fazê-las circularem. 

Tenha um capacho bem bonito, coloque um lindo vaso de plantas, melhore a iluminação da entrada, pendure uma guirlanda ou adorno de porta… Capriche em cada detalhe em sua entrada de forma a atrair as melhores vibrações. Ao fazer isso, você cria felizes coincidências, atrai sincronicidades, oportunidades, tem ideias brilhantes, cria soluções e atrai clareza e amor !!!

Atenção às tensões de seu corpo

Já percebeu que a tensão tem uma relação muito forte com sua mandíbula e com seu pescoço? Quando se está tenso, estas áreas são as que mais sofrem, não é mesmo? Pescoço e mandíbula carregam o peso do estresse mental, das tensões emocionais e de outros desalinhamentos internos. Nosso corpo realmente fala muito sobre o que estamos sentindo… por isso, é importante prestar atenção ao que nosso corpo está “falando”.

Além de relacionar nossa casa com áreas de nossa vida, o Feng Shui também associa as partes de nosso corpo com a nossa casa. Logo, analisado com maior consciência nosso corpo de forma mais aprofundada, podemos descobrir várias associações sobre as origens de nossas tensões de maneira bem interessante.

Leia mais: Relação entre o Feng Shui, seu Corpo e sua Saúde

Sabemos bem que estresse físico leva ao estresse emocional e o estresse emocional leva também ao estresse físico (tensão). Então, é bom estamos atentos à essas relações, já que tudo está interligado.

Segundo o Feng Shui, as áreas relacionadas ao pescoço, mandíbula e cabeça são representadas pela área do Baguá dos Amigos, das Pessoas que ajudam.

Leia mais: Mas afinal… O que é Baguá, para que ele serve e como aplicar?

Portanto, vistorie muito bem essa área em seu lar. Identifique todos os bloqueios que possam existir, detecte se há área faltante, objetos inúteis, coisas paradas e quebradas neste local. Verifique se há vazamentos, infiltrações, bloqueios, barreiras, drenos, coisas que te impeçam de se movimentar e agir. Limpe, organize muito bem essa área da casa, e faça as alterações necessárias.

Leia mais: Os principais drenos de energia segundo o Feng Shui

Avalie você mesmo

Faça uma boa avaliação onde você mais fica. Se você estiver trabalhando/estudando e sentir seu pescoço e sua mandíbula ficarem tensos, levante-se, ande e alongue-se, coloque essa área de seu corpo que está tensionada para se movimentar. Para se livrar das tensões preste muita atenção aos sinais de seu corpo…

E preste também atenção ao alinhamento das portas internas de sua casa! Se você tem portas desalinhadas muito próximas (nos corredores, por exemplo, quando as portas ficam frente a frente), sabia que isso pode te causar problemas de ATM (articulação temporo mandibular)?  Além de trazer outros problemas de comunicação e dificuldades de diálogo na casa.

Se em sua casa você identificar esse problema de desalinhamento de portas, procure um bom especialista em Feng Shui para te ajudar nas correções e te explicar direitinho como resolver facilmente esse problema….ok?

Respire conscientemente

Vale sempre fazer uma pausa no trabalho e respirar profundamente. Preste atenção em sua respiração e na qualidade dela. Preste atenção no ar entrando e saindo de seu corpo. Imagine uma limpeza profunda interna ao realizar essa respiração consciente. Encha seu corpo de energia limpa e nova! Revigore-se nesse processo.

Segundo o Feng Shui, o ar também representa o fluxo “chi” de energia e, portanto, é preciso renovarmos conscientemente o ar de nossos corpos para que a energia flua mais profundamente. Quando foi a última vez que você respirou conscientemente?

Leia mais: O que é “Chi” e por que você deveria se preocupar com isso?

Faça pausas, respire profundamente e volte para suas atividades muito mais energizado(a) e disposto(a), com a mente muito mais arejada e criativa.

O simples fato de oxigenar adequadamente seu corpo com respirações conscientes e profundas vão te deixar muito mais presente e focado no que precisa realizar. Saia do piloto automático e coloque presença nesse processo !

Esteja sempre atento à sua energia interna. Cuide bem dela, seja respirando conscientemente para promover essa oxigenação, seja também se alimentando saudavelmente.

Então, preste atenção em sua alimentação (alimentos que nutrem o corpo) e também nas palavras que pronuncia e escuta (alimentos que nutrem a alma). 

Cuide de sua saúde, alimente-se de forma saudável, consuma bons alimentos, ouça boas músicas, veja bons filmes, desfrute de bons conteúdos.

Cuidado com a TV

A televisão, rádio, celular, computador e outros dispositivos eletrônicos emanam uma espécie de “energia vibracional”, seja ela positiva (com imagens bonitas e sons agradáveis) como negativas (notícias de violência, ruídos desagradáveis, imagens feias, tristes, etc). E sabemos que ultimamente os noticiários e canais abertos estão recheados de notícias ruins e tragédias. Conteúdos repletos de pessimismo e violência que nos deixam ainda mais tensos, não é mesmo?

Sendo assim, ter tv no quarto não é muito recomendado para nos livrarmos das tensões, e nem mesmo para termos um sono tranquilo, pois não teremos controle das mensagens que estarão sendo enviadas para nosso subconsciente, criando tensões em nossos corpos e em nossa mente.

Segundo o Feng Shui, as mensagens presentes no seu espaço vão ficar impregnadas nas paredes e em cada célula do seu corpo.

Geralmente as mensagens transmitidas são repletas de energias de baixa frequência. Essas mensagens com certeza afetarão seu sono, pois será nessa vibração que seu corpo, mente e espírito ficarão durante a noite. (Vale desligar todos os aparelhos eletrônicos antes de dormir, incluindo celular e wifi).

Preocupe-se também com a qualidade das notícias e imagens que você vê diariamente ao longo do dia também. Isso influencia com toda certeza em seu estado emocional e no nível de tensão de seu ambiente.

Por isso, é importante fazer limpezas energéticas com frequência em seu lar para retirada dessas energias impregnadas das paredes e móveis de sua casa…ok? Veja como fazer uma no artigo abaixo:

Leia mais: Limpeza energética em seu lar com o Feng Shui

Cuide da área central de sua casa

A área central é nosso eixo. É onde se encontra o guá da Saúde, que está relacionado à saúde física, mental e espiritual, é onde o céu se conecta a terra. Segundo o Feng shui, o centro da casa é o lugar da paz e do equilíbrio. Ele representa nosso corpo, a coluna vertebral, por onde fluem todos os comandos responsáveis por nosso equilíbrio, em todas as áreas.

Sempre que estamos tensos, podemos dizer que estamos fora do nosso eixo. Algo está em desarmonia ou desalinhado em nosso corpo e em nossa mente. Então, é importante avaliarmos como está o eixo de nossa casa…ou seja, como está a área central do imóvel que moramos?

Desse ponto, a energia se irradia para todas as áreas. Sem equilíbrio, sem saúde, não temos energia para realizar as tarefas da vida. O que está fora é a representação do que está dentro.

Leia mais: Melhore sua saúde com o Feng Shui

O centro é considerado o lugar de equilíbrio e harmonia. Quando o centro está equilibrado, ele gera energia e suporta todos os 8 guás a sua volta. Não por acaso essa área representa nossa coluna em nosso corpo… é a nossa base de sustentação. 

Agora avalie: O que existe no centro da sua casa? Mais do que nunca essa é uma área que precisa estar bem potencializada e ativada.

Leia mais: Mas afinal… O que é Baguá e pra que ele serve?

Como ativar a área da Saúde

A área da Saúde pode ser ativada com:

  • Elemento terra
  • Com o uso de arranjos de flores, tapetes em tons terrosos, quadros e enfeites de frutas, grãos e objetos de cerâmica e argila
  • Cor amarela ou tons terra
  • Plantas: flores amarelas e alaranjadas, como kalanchoes e margaridas, camarão-amarelo e gérberas amarelas. Plantas medicinais são bem-vindas neste local.
  • Forma quadrada/ retangular
  • Cristal jaspe

Observe as setas invisíveis 

Uma das coisas que podem esgotar nossas energias e nos deixar mais tensos e cansados são as famosas setas/flechas invisíveis ou venenosas. Setas invisíveis no Feng Shui podem gerar muita tensão e apreensão se você ficar bem na linha de atuação dela. Você pode se sentir esgotado, tensionado, ter sua vitalidade sugada sem motivo nenhum.  

Leia mais: Setas invisíveis no Feng Shui – Saiba o que são e como corrigi-las

Segundo o Feng Shui, as setas/flechas invisíveis são “quinas” de paredes, de móveis pontiagudos, de colunas e pilares, quinas de prateleiras, de mesas, de armários, ou seja, qualquer objeto ou configuração de sua casa que formam quinas sobressalentes (>).

O ângulo provocado por esta quina (>) cria uma poderosa emanação de uma energia afiada. Essa ponta atua como seta invisível que suga toda a energia de quem fica em sua direção. Essa quina ameaça com sua energia cortante, como uma ponta de faca. Pode ser comparada também a um dedo acusador apontada na direção dos ocupantes da casa, sempre fazendo cobranças.

Ambientes com muitas pontas, como arestas nas paredes, prateleiras e móveis pontiagudos, não costumam oferecer tranquilidade aos habitantes. Essas setas e quinas apontadas em nossa direção vão sugar nossas energias e retirar a nossa vitalidade. 

Arredondar essa quina ou colocar um protetor de quina (protetor de bebês) evitando que ela aponte diretamente para você ou para sua porta de entrada. Quinas pontiagudas devem ser observadas nos pontos de maior permanência. Observar se da cama, do sofá e da mesa existem quinas de paredes ou pontas de móveis apontadas em sua direção, te cansando e sugando suas forças. 

Preste atenção aos seus sentimentos e emoções

Verifique seus sentimentos ao longo do dia. Como está se sentindo? Ansioso(a)? Agitado(a)? Tenso(a)? Gostaria de se sentir mais feliz e mais leve? Mais relaxado(a)?

De acordo com o Feng Shui, tudo está interligado… nossa casa com nossos corpos e com nossos sentimentos e emoções…

Saiba que felicidade é um estado de espírito. E você comanda esse estado. Você decide em qual frequência vibrar. Todos nós podemos vibrar em frequências elevadas de amor e felicidade. 

Reconheça os tipos de sentimentos que você mais cultiva e alimenta regularmente. Principalmente aqueles que você nem se dá conta que tem.

Leia mais: Faça uma limpeza energética em seu lar com o Feng Shui

Porque os dias estão cheios de emoções. Estamos sempre cercados por notícias perturbadoras ou postagens nas redes sociais, telefonemas difíceis, descanso insuficiente, avalanches de preocupações e pensamentos negativos, oscilações de humor, etc… Tudo isso com toda certeza mexe com nossos estados emocionais e mentais, impactando em nossa criatividade, leveza e logicamente no nosso nível de tensão.

Todas as emoções são valiosas, mas não precisamos alimentar as emoções que nos perturbam, nos entristecem e nos deixam cheios de tensão. Comande ter um estado de espirito leve e feliz. Você é o capitão de sua alma e de seu destino.

A essência do Feng Shui é o equilíbrio e se um sentimento ruim está te “desequilibrando” emocionalmente é preciso equilibrar esse sentimento dentro de você. Uma ferramenta que pode te ajudar a equilibrar seus sentimentos e a tomar as rédeas de sua vida novamente é a Meditação.

Medite mais! Mesmo alguns minutos de meditação espalhados ao longo do dia podem deixar sua rotina mais saudável, deixar as atividades e pensamentos mais fundamentados em uma profundidade emocional genuína. Meditar te conecta com seu divino interno, com seus sonhos e propósitos e espanta a desconexão e a tensão. Meditar te deixa presente e consciente. Experimente!

Destralhe e desapegue

Se, de acordo com o Feng Shui, sua casa é o reflexo de sua vida, nada mais natural concluir que uma casa bagunçada e com muita “tralha” terá um impacto negativo em sua vida. Portanto, mãos à obra, “destralhe” e desapegue! Tudo que não usamos poderá ser mais útil em outros locais. Deixe tudo que você não precisa ir embora de sua casa, de seus armários e de sua vida!!! Libere espaço! Deixe o ambiente mais leve e menos tenso!

Leia mais: Como a desordem afeta sua vida segundo a ciência e o Feng Shui

Aproveite o período para desapegar de tudo que não te serve mais. Tudo que não te faz mais feliz, tudo que você não precisa, mas que poderá ser muito útil às outras pessoas. 

Abandone as obrigações não essenciais, etapas extras e desnecessárias da sua lista de tarefas, produtos de beleza que haviam expirado, produtos que não utiliza mais, obrigações que não tenham nada a ver com sua essência, etc.

Tenha uma rotina de beleza natural mais emocionante, cheia de prazer e encantamento! Você merece esse cuidado. 

Deixe sua vida e sua rotina mais leves. Deixe os pesos de coisas inúteis que carrega para trás.

Leia mais: Organização na prática com Feng Shui 

Alimente seus bons relacionamentos diariamente

É surpreendente a rapidez com que as coisas podem mudar e fazer com que você perca o contato com os amigos, negligencie um parceiro ou familiares… e ainda alimente relacionamentos tóxicos sem mesmo perceber.

Esteja atento para alimentar sempre boas relações à sua volta… A vida pode ser muito dura se você não se cercar de pessoas do bem… que estejam dispostas a espantar junto com você todas as tensões e problemas e ainda rir muito das situações vividas…

Cultive as pessoas que você ama e que amam você. Envie amor a todas elas todos os dias, mesmo que você não consiga se conectar com elas pessoalmente ou virtualmente. Observe o que se tornou tóxico (se houver) e decida como se responsabilizar por isso (mesmo que isso signifique um afastamento) para que o amor possa florescer e claro pra que você fique mais leve e menos tenso.

Somos a média das 5 pessoas que mais convivemos. Cerque-se de pessoas acima da média e eleve a sua média também. Alimentar bons relacionamentos é importantíssimo.

Contar com mais amor fluindo em seus dias é sempre uma manifestação mágica.

Você pode fazer muito mais quando vibra em frequências mais altas, como a do amor. Se sentirá muito melhor, mais leve e menos tenso.

É gratificante trazer essa energia extraordinária do amor para os seus dias. Espero que você desfrute disso !!!

Desejar com todo o coração e agradecer sempre!

Certifique-se de desejar… de uma maneira que esse desejo irradie do fundo de seu coração.

É o segredo para influenciar uma movimentação do universo usando apenas a sua mente. Quanto mais tensões você alimentar, mais tensões vai atrair… Tudo que você foca se multiplica… então, multiplique bons pensamentos, energia de gratidão, amor, paz… use o poder do pensamento positivo para harmonizar sua vida. Tanto os pensamentos como o Feng Shui podem te ajudar a alcançar o que você mais deseja.

Se no fundo do seu coração você não quer um novo relacionamento, não quer concluir um objetivo, não tem vontade de fazer algo ou qualquer outra coisa – por que você convocaria toda a energia do universo para que isso acontecesse?

Você não vai. Não se engane. Seja fiel aos seus sentimentos e convicções verdadeiras. Examine sua consciência e entenda seus reais desejos. Você pode ter isso. Não se trata de quão qualificado você é. É sobre você estar do seu lado e ser fiel aos seus desejos mais profundos. 

Observe suas emoções e sentimentos

Se você está frustrado, apavorado, se comparando ou se sente como se tudo estivesse perdido, você não está se expressando plenamente na vida.

Reúna sua mágica. Comece a falar. Pare de se censurar e de reclamar. Seja quem você é e não se desculpe por si mesmo e por seu poder. 

Se somos gratos, estamos “tirando o peso” dos nossos anseios e desejos de nossas “costas”… Somos gratos pelo que estamos recebendo e automaticamente estamos também liberando as tensões de nossos corpos…

Mova as coisas com sua mente, coração, espírito criativo e energia. E não se esqueça de ser grato tanto pelas coisas que já tem como pelas que ainda não tem, mas pelas quais você já é grato. Ser grato por coisas que ainda nem possui é uma ótima maneira de atraí-las com mais facilidade para sua vida… 

Não se preocupe com o como … apenas comece. E não pare.

O universo responde à sua certeza. E todo o mundo também!

Considerações finais

Estejamos mais alertas aos nossos ambientes, ao nosso corpo e nossas emoções… Cultivemos um estado de presença, de confiança e otimismo. Dessa forma seremos imãs de boas vibrações.

Como já dito anteriormente, o Feng Shui tem o objetivo de harmonizar nossas vidas: casa, corpo e mente. Vamos usar todo o poder desta técnica milenar chinesa para nos livramos das tensões e deixar nossas vidas mais leves!

Espero que essas dicas e sugestões desse artigo possam contribuir para deixar seus dias mais leves e felizes. Que você consiga espantar todas as tensões e aprender com essas situações desafiadoras. Tudo tem sempre um lado bom !

Comente aqui o que aprendeu e o que tem feito para deixar seus dias mais felizes e mais leves.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui